Não seja porco, tome banho e seja feliz! - Ex.United
.

Confira

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Não seja porco, tome banho e seja feliz!


O que veio primeiro, os banhos frequentes ou a felicidade do dia a dia?

A Bathclin, fabricante japonesa de produtos para limpeza de banheiros domésticos e purificadores de ar, conduziu recentemente um estudo em colaboração com pesquisadores do Departamento de Ciências Humanas da Universidade da Cidade de Tóquio.

Para o inquérito, foram entrevistados 300 homens e mulheres com idades entre os 20 e os 69 anos por uma série de perguntas sobre o seu banho (como tomar banho, e não simplesmente tomar banho) e o estado de saúde física e mental.

Os participantes foram divididos em dois grupos: banhistas de alta frequência, definidos como pessoas que tomam banho quatro ou mais vezes por semana, e banhistas de baixa frequência, que tomam banho três ou menos vezes por semana.

Quando os dados foram analisados, os investigadores afirmam que os banhistas frequentes relataram um nível médio de felicidade significativamente mais elevado nas suas vidas quotidianas. Os banhistas frequentes também estavam mais satisfeitos com a qualidade do seu sono, acordando sentindo-se mais descansados ​​do que os banhistas de baixa frequência. Também relataram níveis mais elevados de sentimentos subjetivos de saúde autoavaliados, o que foi apoiado por níveis médios mais baixos de saúde, diagnosticaram problemas de saúde durante seus exames médicos regulares.

Então é isso, tomar mais banho claramente deixa as pessoas mais felizes, então pular na banheira com mais frequência é uma maneira simples e infalível de criar uma vida mais feliz para você, certo? Na verdade, pode não ser tão simples. Embora a pesquisa sugira que mais banhos e mais felicidade estão relacionados, isso não significa necessariamente que o primeiro seja a causa do segundo.

Primeiro, vejamos por que alguém pode não tomar banho. A razão mais óbvia é que tomar banho leva mais tempo do que não tomar. Isso é particularmente verdadeiro no Japão, onde você deve lavar e enxaguar completamente o corpo no chuveiro antes de mergulhar o dedo do pé na banheira.

Esta prática teve origem na cultura balnear comunitária do Japão e nas famílias que se revezam na mesma banheira de água quente, para manter a água do banho limpa. No entanto, é uma parte tão arraigada dos costumes de banho japoneses que mesmo as pessoas que moram sozinhas se lavam e tomam banho completamente antes de entrar na banheira. A ideia de se lavar na banheira e depois mergulhar na água suja do banho é considerada bastante nojenta, mesmo que seja a sua própria sujeira.



Em outras palavras, quando você entra no banho japonês, você já está limpo, tornando o banho um uso totalmente discricionário do seu tempo. Quanto menos tempo e energia livre você tiver, seja porque está ocupado com o trabalho, com a criação dos filhos ou com outras responsabilidades, menor será a probabilidade de você tomar um banho de imersão após o banho e, inversamente, ter esse tempo e energia livres extras, talvez porque você não tenha que se esforçar para fazer todas as suas tarefas diárias, mais frequentemente você vai tomar banho.

Se você está cansado demais para ficar acordado durante a viagem de trem do trabalho para casa, ir para a cama parecerá mais tentador do que ir para a banheira.

Junto com o tempo, o dinheiro é outro recurso sempre desejável que pode influenciar a frequência do banho. É verdade que quase todas as casas ou apartamentos no Japão têm banheira, já que residências apenas com chuveiro são incrivelmente raras. No entanto, a qualidade e o espaço dessas banheiras podem variar muito dependendo do luxo da casa.

No extremo inferior da escala de prosperidade económica, as habitações mais baratas terão muitas vezes apenas uma banheira pequena e comparativamente apertada, por vezes numa forma quadrada que apenas lhe permite agachar-se nela, faltando espaço suficiente para esticar as pernas e realmente relaxar.

▼ Já morei em vários apartamentos no Japão com banheiras como esta (menos a assustadora garota fantasma).



Apartamentos mais baratos também podem ter banheira e vaso sanitário no mesmo cômodo (em oposição a uma câmara separada apenas para o vaso sanitário), e o ambiente relaxante do banho pode ser um pouco diminuído quando sua cabeça está ao alcance de um braço de onde você faz cocô, tornando os banhos em casa menos convidativos e, portanto, menos frequentes.

Assim, embora o estudo tenha encontrado uma ligação entre a frequência do banho e a felicidade, também se pode dizer que existem ligações entre a frequência do banho e tanto o tempo livre como o rendimento disponível, ambos os quais são obviamente, todos os restantes iguais, que irão contribuir para um maior sentimento de felicidade e bem-estar, bem como níveis mais baixos de estresse e, por extensão, maior qualidade de sono. Pode não ser que banhos frequentes deixem as pessoas felizes, mas sim que as pessoas que levam uma vida muito feliz são as mesmas que realmente podem tomar banhos frequentes.

Em última análise, "as pessoas que tomam mais banho são mais felizes" é provavelmente semelhante a outros estudos que descobriram que as pessoas que dão um beijo de despedida no cônjuge pela manhã, antes de irem para o trabalho, ganham mais dinheiro.

Pode ser que um beijo lhes dê energia extra para superar os desafios do dia, ou pode ser que os casais que estão regularmente acordados e têm tempo para uma confirmação da sua devoção romântica antes do trabalho já estejam a ganhar uma vida suficientemente boa que eles não estão exaustos e em uma corrida louca para chegar ao trabalho exaustivo no qual precisam trabalhar como escravos para sobreviver.

Dito isto, é compreensível que a Bathclin, como fabricante de produtos de limpeza para banho, queira alardear uma ligação entre o banho e a felicidade, a fim de convencer as pessoas a limparem as suas banheiras com frequência, o que é, de qualquer forma, um bom conselho, honestamente, tal como dizer ao seu cônjuge, que você o ama quando tem a chance.





Créditos: Liga Extreme United

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad